As redes comunitárias são uma solução importante para levar conectividade e infraestrutura de comunicação para regiões remotas ou com dificuldades de acesso à internet.
Para realizar um projeto de rede comunitária, é necessário seguir algumas etapas importantes. Confira abaixo a metodologia utilizada pelo Instituto Nupef em parceria com Institutos e Organizações locais:
1. Elaboração do Projeto com a parceria
Nesta etapa, é importante estabelecer a parceria entre o Instituto Nupef e a Parceria local. É preciso definir as responsabilidades de cada parte e estabelecer um plano de ação para implementação da rede comunitária. A parceria local deve considerar critérios como afinidade com a causa do programa e capacidade de mobilização de recursos locais no momento de propor uma parceria.
Para mais informações, acesse a página "Direitos e Deveres".
2. Análise de viabilidade técnica
Após a etapa de elaboração do projeto, é realizada uma análise pela equipe técnica do Instituto Nupef para verificar a viabilidade da implementação da rede comunitária nos locais escolhidos.
Essa análise pode ser feita a partir de informações oferecidas por imagens de satélite dos locais e demais dados oferecidos pela Parceria. Nesta etapa, é possível identificar os possíveis pontos para instalação dos equipamentos de rede, levando em consideração as característica do terreno, a localização dos espaços coletivos e as possibilidades de propagação do sinal.
3. Articulação com a comunidade
Após a aprovação dos pontos viáveis junto a Parceria, é realizada a articulação com a comunidade. É preciso apoiar e articular uma comunidade para que ela se sinta envolvida com todas as etapas do processo de implementação da rede. Nesta etapa, é importante realizar uma série de atividades para informar a comunidade sobre o projeto e os benefícios de uma rede comunitária em um território.
Para mais informações, acesse a página "Preparação e Articulação".
4. Visita ao território
A etapa de visita ao território é realizada pela equipe técnica do Instituto Nupef e mediada pela Parceria, com o objetivo confirmar a viabilidade dos pontos para instalação dos equipamentos de rede e entender as demandas de conectividade já identificadas pela comunidade.
Durante essas visitas, também são realizadas conversas com as lideranças locais para garantir o alinhamento das expectativas e a participação ativa da comunidade em todas as etapas do processo de implementação da rede comunitária.
5. Implementação da rede
Nesta etapa, a comunidade é ativamente envolvida no processo durante a etapa de implementação da rede comunitária. A oficina oferecida pelo projeto abrange as etapas de implementação e formação, com o objetivo de apresentar como a rede comunitária funciona e como ela pode trazer benefícios para a comunidade.
Através dessa oficina, além da parte prática de instalação dos roteadores, a comunidade é apresentada aos conceitos relacionados à uma rede comunitária e desenvolve habilidades para gerenciar a rede, garantindo sua manutenção e autonomia a longo prazo.
Para mais informações, acesse a página "Implementação da Rede".
6. Suporte remoto
Durante a etapa de acompanhamento do projeto, a equipe técnica do Instituto Nupef oferece suporte remoto, enquanto a parceria local mantém um diálogo contínuo com a comunidade. Esse diálogo é fundamental para identificar problemas e orientar o planejamento de melhorias futuras.
Para mais informações, acesse a página "Acompanhamento do Projeto".