1. Introdução
Redes comunitárias são redes de comunicação criadas e gerenciadas pelas próprias comunidades locais com o objetivo ampliar a área de acesso à internet e oferecer serviços de comunicação locais que podem ser expandidos ou modificados de acordo com as necessidades de cada comunidade.
Isto é possível porque a comunidade tem um papel ativo em todas as fases do projeto, desde a concepção até a implementação e manutenção contínua da rede, permitindo assim que ela se adapte às necessidades locais, além de promover a apropriação da tecnologia associada a construção de uma rede por toda a comunidade através das oficinas de implementação e formação.
A seguir você pode conhecer um pouco mais sobre o programa de Redes Comunitárias:
2. Qual o escopo do projeto de redes comunitárias no Nupef?
Uma rede comunitária é um projeto que visa levar conectividade para comunidades em áreas que não têm acesso ou possuem um acesso limitado à internet.
Essas redes são implementadas e mantidas pelas próprias comunidades, que participam ativamente da instalação de equipamentos da rede, assim como gerenciam os serviços instalados em um servidor local, atendendo assim as necessidades de comunicação de cada comunidade.
O projeto de Redes Comunitárias do Nupef se estrutura como uma iniciativa de inclusão e formação para o uso seguro de tecnologias da informação e da comunicação. A instalação das redes é acompanhada da chegada do projeto Graúna comunitário, que busca contribuir com o acesso a conhecimento, bem como a informações de interesse público, e com a difusão de conteúdo produzido localmente, valorizando a memória e a afirmação de direitos das comunidades.
Para saber mais detalhes sobre o programa, clique aqui.
3. Quais são as etapas dos projeto?
Um projeto de redes comunitárias envolve diversas etapas, desde a análise de viabilidade técnica até a implementação e manutenção contínua da rede.
Para garantir que o projeto seja bem-sucedido, é importante seguir uma metodologia de trabalho que leve em consideração as necessidades e recursos de cada comunidade.
Nosso programa segue uma metodologia que descreve cada etapa do processo de implementação da rede comunitária.
Para ter acesso a essa metodologia, basta clicar no botão abaixo e acessar a página "Método":
4. Como é feita a contratação do link e como funciona o período de carência?
O período de carência do programa se refere ao tempo de 6 a 12 meses que o Instituto Nupef se compromete a custear o link de internet contratado em uma empresa provedora de serviços de internet, permitindo assim que a comunidade utilize o serviço sem custos durante esses meses. Ao fim deste período, os custos do link de internet são assumidos pela associação ou coletivo que represente a comunidade local.
Desta forma, durante o período de carência recomendamos que a comunidade se reúna para conversar sobre as possíveis formas de arrecadação de recursos que poderão ser utilizados tanto para pagar os custos do link de internet após o período de carência, bem como para investir na expansão e melhorias da própria rede se assim desejarem.
É muito importante que o processo de arrecadação de recursos, assim como o pagamento dos custos da rede sejam feitos de forma transparente e que conte com a participação ativa da comunidade. As pessoas responsáveis por fazer esse gerenciamento devem prestar contas regularmente dos gastos e arrecadações, bem como permitir que a comunidade participe das decisões sobre investimentos relacionados à rede.
5. O que é entregue à Comunidade?
Os equipamentos e recursos que ficam para a comunidade após a construção de uma rede comunitária são correspondentes à infraestrutura que faz a rede funcionar, como por exemplo, os roteadores, o computador comunitário e o servidor local, assim como todo material necessário para realizar a manutenção da rede como cabos, conectores, alicates e testadores são disponibilizados à comunidade após a etapa de formação e implementação.
Além disso, ficam disponíveis à comunidade o acesso aos serviços oferecidos pela rede, como o acesso à internet e aos serviços instalados no servidor local.
As pessoas que participam de todas as etapas de implementação da rede podem também utilizar os conhecimentos adquiridos durante as oficinas do programa para desenvolver habilidades técnicas e gerenciais que podem ser aplicadas em outros projetos da comunidade ou em áreas vizinhas.