Comunidade em ação: Incentivando o conhecimento e interesse das pessoas em redes comunitárias
Para a realização de um projeto de Redes Comunitárias é preciso apoiar e articular uma comunidade para que ela se sinta envolvida com todas as etapas do processo de implementação da rede. Para isso, é importante realizar algumas abordagens importantes:
- Identificar as lideranças locais para que possam ajudar na mobilização da comunidade e tornar todo o processo de implementação de uma rede local em iniciativa comunitária. Essas pessoas podem ser lideranças de associações, pessoas de organizações locais, lideranças jovens, professoras e professores, entre outras pessoas que já atuam em projetos comunitários locais.
- Identificar as demandas da comunidade através da realização de uma pesquisa com o intuito de entender as necessidades comunitárias em termos de comunicação e conectividade, assim como se há interesse da comunidade em relação à implementação de uma rede comunitária.
- Realizar reuniões para discutir o projeto de redes comunitárias junto à comunidade, envolvendo assim as pessoas interessadas pelo projeto em todas as etapas de tomada de decisões. As reuniões podem ser usadas para apresentar o projeto, discutir as necessidades da comunidade e obter um retorno sobre as expectativas das pessoas. Isso pode ajudar a engajar a comunidade e aumentar a participação da comunidade durantes as oficinas e implementação da rede.
- Divulgar o projeto de redes comunitárias na comunidade para aumentar o conhecimento e interesse na iniciativa. Isso pode ser feito através de cartazes em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde básica, associações e centros culturais, assim como através de publicações em grupos do Whatsapp, Telegram, nos grupos em redes sociais, entre outras canais de comunicação já presentes na comunidade.