Preparação e Articulação

Um projeto de Redes Comunitárias requer envolvimento da comunidade em todas as etapas da implementação. Saiba como apoiar e articular ações para a realização do projeto.



Nesta pintura podemos ver a instalação de um roteador em uma sala de aula. Podemos ver uma pessoas fazendo a instação da parede onde fica a louça, enquanto um estudante observa a ação.

Conexões em sala de aula: um ponto de conhecimento e de conectividade para a comunidade local


Para envolver a participação de uma escola em um projeto de redes comunitárias é importante levar em consideração a importância do projeto para a comunidade local e como ele pode ser uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Algumas abordagem podem ser utilizadas:


  1. Realizar apresentações e reuniões sobre o projeto de redes comunitárias para todas as pessoas que constroem suas rotinas de estudos e de trabalho no espaço da escola pode ser uma boa forma de engajar a comunidade escolar e aumentar o interesse na iniciativa. É importante destacar como o projeto pode ser uma oportunidade para aprender novas habilidades assim como os serviços oferecidos no servidor local podem ser usados no dia-a-dia escola e da comunidade local.
  2. Integrar as oficinas do projeto à grade curricular pode ser uma forma de envolver a comunidade escolar no projeto de forma mais direta. Por exemplo, pode-se criar durante as atividades de aprendizado sobre redes de computadores e tecnologias de comunicação paralelos com o dia-a-dia da escolas, assim como seus desafios que podem encontrar soluções com a infraestrutura de rede local que será implementada. Isso permite utilizar a construção da rede como uma oportunidade prática para aplicar os conceitos aprendidos para atender demandas já identificadas pela comunidade.
  3. Criar grupos que poderão atuar após as oficinas de implementação da rede comunitária como técnicos comunitários, auxiliando a comunidade a tirar dúvidas sobre uso e funcionamento da rede local, assim como de conectividade e navegação na internet. Esses grupos podem ser responsáveis por diferentes etapas do projeto como, por exemplo: durante a instalação e configuração da rede, definindo as atribuições de cada pessoa participante ou depois definindo como será feito monitoramento e manutenção da rede.
  4. Apresentar à comunidade que existem diversas vantagens e benefícios que um projeto de rede comunitária pode oferecer. Alguns exemplos incluem:

Oportunidade de aprendizado

Um projeto de rede comunitária pode oferecer uma oportunidade de aprendizado conceitual sobre redes de computadores e tecnologias de comunicação, o que pode ser valioso para a comunidade escolar.

Desenvolvimento de habilidades

Ao participar de um projeto de rede comunitária, a comunidade escolar pode desenvolver diversas habilidades, como trabalho em equipe, resolução de problemas e habilidades técnicas e organizacionais para a manutenção da rede.

Impacto positivo na comunidade

A existência de uma rede comunitária pode ter um impacto positivo na comunidade local, fornecendo acesso à internet e outros serviços de comunicação para pessoas que, de outra forma, não teriam acesso.

Possibilidade de projetos interdisciplinares

Um projeto de rede comunitária quando dialoga com escolas e centros de ensino e formação comunitários pode oferecer uma oportunidade para a realização de projetos interdisciplinares, envolvendo diferentes áreas do conhecimento para atender demandas locais.

Estímulo à criatividade e inovação

Um projeto de rede comunitária permite que a comunidade escola reflita como uma infraestrutura de comunicação local pode atender demandas comunitárias, explorando assim novas ideias e soluções para problemas locais.

Fortalecimento da Comunidade

A experiência de trabalhar em um projeto de rede comunitária aumenta nas pessoas o senso de comunidade e colaboração, estimulando as pessoas que já trabalharam juntas a criar novos projetos comunitários, beneficiando toda a comunidade.


Próxima