Etapa 1: Apresentação da Rede Comunitária
Convite à comunidade para refletir sobre o conceito de rede comunitária e sua diferença em relação à redes comerciais. Nesta etapa explica-se os tipos de acesso da rede: acesso à internet e acesso ao servidor Graúna Comunitário, que oferece diversos serviços.
Etapa 2: Apresentação dos Componentes da Rede
Apresentação dos componentes da rede, incluindo roteadores, o servidor comunitário, computador comunitário e o kit que fica na comunidade.
Etapa 3: Topologia de Rede
Nesta etapa é apresentado o conceito de topologia de rede, abordando os seus tipos e quais são suas respectivas vantagens e desvantagens.
Etapa 4: Apresentação de Roteadores e Antenas
Apresentação sobre os roteadores e antenas, explicando como conversam entre si e como fazem a cobertura da rede. É feita uma discussão sobre os obstáculos que podem afetar o sinal.
Etapa 5: Conhecendo o território
Realizada uma saída pelo território para que as pessoas possam pensar sobre onde ficarão os roteadores no território da comunidade.
Etapa 6: Confecção de Cabos de Rede
Início das atividades práticas da oficina com a confecção de cabos de rede.
Etapa 7: Implementação da Rede
Instalação nos pontos definidos anteriormente dos roteadores da rede com a participação de todas as pessoas da oficina.
Etapa 8: Sistema de Gerenciamento da Rede
Apresentação do sistema de gerenciamento da rede, o LimeApp. Entende-se como é feita a ativação da senha compartilhada, a troca de nomes dos roteadores, a ativação do portal Pirania e a geração dos vouchers para acessar a internet.
Etapa 9: Serviços do Servidor Graúna Comunitário
Oficina prática de experimentação dos serviços do servidor Graúna Comunitário: o Nextcloud, com teste de acesso e envio de arquivo para esse serviço de nuvem local; a plataforma de vídeos e conteúdos Kolibri, onde estão armazenados os vídeos utilizados durante a oficina e o serviço Kiwix que hospeda diversos conteúdos para pesquisa, como por exemplo, toda a enciclopédia online chamada Wikipédia.
Ao final da oficina, as pessoas participantes terão compreendido como funciona uma rede comunitária e como ela pode trazer benefícios para a comunidade. Além disso, terão colocado em prática como é o processo de implementação de uma rede comunitária e aprendido sobre o gerenciamento dos seus componentes e serviços disponíveis.